terça-feira, 24 de abril de 2012

Transforme as tribulações em fortalecimento


Hoje recebi da minha avó um texto muito interessante. Esse texto foi retirado do livro “Como Deus trata os nossos problemas” escrito pelo Pr. Silas Malafaia.

Este texto veio de encontro a muita coisa que estamos vivendo neste momento. Não é fácil, meus irmãos, fazer a obra de Deus. Estamos passando todo o tipo de provação, mas creio que Deus, em nome do Senhor Jesus, nos dará vitória.

Gostaria de compartilhar um trecho deste texto com vocês.


Todos nós, independente de situação financeira, classe social, formação acadêmica, etnia ou crença, enfrentamos problemas. E Deus pode usá-los para tratar-nos e revelar a nós Sua graça e vontade. Assim, diante de certos problemas, o Senhor pode agir de quatro maneiras bem distintas: confrontando-nos com eles; impedindo que sejam logo resolvidos; dando-nos instruções sobre como resolvê-los; ou agindo diretamente para solucioná-los.

Por exemplo, no caso de Esaú e Jacó, que não se viam nem se falavam há anos, Deus preferiu confrontá-los com o problema de relacionamento entre eles. Por quê? Porque Jacó, temendo a ira do irmão, viveu a distância, sem resolver a questão entre os dois, e isso prejudicava não somente ele, como também o restante de sua família.

Na maioria das vezes, fugir não revolve o problema. Então, Deus fez com que Jacó usasse sua inteligência para elaborar uma estratégia a fim de quebrantar o coração de Esaú e evitar, assim, a vingança deste. Esse foi o meio usado pelo Senhor para confrontar o medo de Jacó e tratar seu remorso por ele ter se apropriado indevidamente da benção da primogenitura do irmão. E esse confronto produziu um resultado muito positivo naqueles dois, pois eles se perdoaram e puderam seguir em frente com suas vidas.

A segunda maneira como Deus pode escolher tratar conosco usando nossos problemas é impedindo que estes sejam logo resolvidos, com o objetivo de quebrantar-nos e moldar nosso caráter. Somos exortados a seu como o Senhor Jesus, a levar uma vida reta de acordo com a Palavra, e Deus usa também as adversidades para tratar-nos.

Você conhece a história de Paulo? Ele foi submetido a todo tipo de sofrimento por pregar o evangelho e defender a fé cristã. Em sua vida, notamos a clara intenção do Altíssimo de promover o crescimento e aperfeiçoamento espiritual do apóstolo. Por isso, Paulo vivenciou tantos problemas. Mas finalmente, ele se tornou um cristão mais forte e maduro; um referencial de amor e fé.

Outra forma de Deus tratar conosco em relação aos nossos problemas é ajudando-nos a resolvê-los, dando-nos orientações práticas e eficazes. Para isso, precisamos pensar sobre as causas dos nossos problemas e as melhores soluções para eles, bem como tomar decisões e atitudes que nos conduzirão à saída apontada por Deus.

Mas, em vez de ajudar-nos a resolver nossos problemas usando nosso potencial, Deus também pode intervir e solucioná-los. Isso é mais incomum, porém também é possível pela soberania divina. O Senhor pode entrar com Sua providência para curar-nos de uma enfermidade grave, libertar-nos de uma opressão maligna, ressuscitar nossos sonhos e fazer coisas inimagináveis. Devemos, pois, apresentar-lhes nossos problemas e rogar pela solução deles.

Veremos que há cinco níveis de intercessão a Deus, como os quais podemos contar: a intercessão de Jesus Cristo, a do Espírito Santo, a da Igreja, a feita por nós mesmos e a feita por outras pessoas em nosso favor, e descobriremos como elas funcionam.

Além da intercessão, veremos que Deus nos forneceu armas espirituais para tornar mais eficaz nossa ação em prol da resolução dos nossos problemas. Cada arma atua de uma maneira específica. Você verá como a oração, a fé, o amor, o nome de Jesus, a obediência a Cristo e a submissão às autoridades espirituais são importantes para sua vitória.

Vamos utilizar as atribulações e provações para nos fortalecer. Nesse momento Deus esta te moldando, te ensinando a superar. Use o impacto como impulso.

Que Deus te abençoe em nome de Jesus.

Francisco Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...