terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Abuso, a palavra de Deus sobre

Dentro do nosso círculo de influência e poder há muitas pessoas, dons, talentos, bens e oportunidades. O que fazemos com o que recebemos é um reflexo de quem somos e quão meritórios somos para receber mais. Podemos maximizar os bens e as pessoas, ou deles podemos abusar. O abuso vem em várias formas. Pode ser violento, ou então quieto como uma negligência benigna ou o abandono de um compromisso. Pode ser uma perversão, ou então uma constante depreciação do valor humano, como o gotejar que fura a pedra. Pode causar sofrimento ou roubar a pessoa de sua personalidade; pode deixar cicatrizes na pele ou feridas no coração. O resultado pode ser superficial, resposta a um comentário impensado, ou pode ser uma ferida duradoura que resulta de uma confiança abusada ou negligenciada. O abuso pressupõe duas vítimas, o abusador e o abusado. Mas Deus provê a cura - tanto física quanto espiritual - através do perdão e uma nova maneira de viver. O abusador pode mudar radicalmente pela ação do Espírito de Deus. O abusado pode, através de Cristo, perdoar o abusador e achar a cura real. Isto permite ao abusado romper o ciclo de abuso, que pode atravessar gerações.

PODE DEUS PERDOAR QUEM É CULPADO DE ABUSO?
Atos 2:21...E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Lucas 23:34...Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.

Deus perdoa todos os pecados, não alguns selecionados. Sua misericórdia é para todos, sem considerar seus passados.
2 Crônicas 33:6,13...Queimou seus filhos como oferta no vale do filho de Hinom...fez-lhe oração, e Deus se fez favorável para com ele, atendeu-lhe a súplica..

Manassés foi o mais maldoso dos reis de Judá, abusivo a ponto de queimar seus próprios filhos no altar; mais tarde na sua vida buscou o perdão de Deus, e foi perdoado, tendo se transformado num rei que fez grandes coisas por sua nação.
DISCIPLINA FíSICA DOS FILHOS PODE SER CONSIDERADO ABUSO?
Provérbios 29: 15,17...A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe.Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma.
Provérbios 13:24...O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que ama, cedo o disciplina. A Bíblia recomenda claramente a disciplina de crianças, inclusive a física. Mas tem que ser dispensada com amor. "Disciplina" que surge da raiva pode levar ao abuso e à violência.
QUAL A MELHOR MANEIRA DE EVITAR O ABUSO?
Romanos 13:10...O amor não pratica o mal contra o próximo... O amor evita que abusemos alguém a quem amamos, fisicamente ou de qualquer outra maneira. Não é o amor tipo montanha-russa, baseado em emoções, mas é um compromisso pétreo para proteger e nutrir, independentemente das emoções momentâneas. Violência e abuso contra a pessoa amada é um sinal de alerta que nosso amor é duvidoso.
COMO CURAR AS FERIDAS CAUSADAS PELO ABUSO?
Mateus 15: 30-31...E Jesus os curou a todos. Somente Jesus pode curar vidas alquebradas.
Filipenses 4:8...Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.

À medida que enchemos nossa mente com pensamentos sobre Deus, menos espaço e tempo existm para rememorar o passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...