sábado, 6 de março de 2010

Progresso sim mais com consciência

Prestei vestibular para faculdade de Direito dia 27 de fevereiro de 2010, a prova foi basicamente uma redação sobre este tema abaixo, graças a Deus passei no teste e já estou cursando a faculdade. Decidi colocar esta redação para tanto para expressar meu pensamento sobre o tema, quanto para me lembrar desta conquista que Deus me proporcionou.

É comum ouvirmos que o investimento na educação e na pesquisa é a forma mais direta e eficiente para promover o progresso de uma sociedade. Você concorda com este fato? Entende que há outros fatores mais importantes para impulsionar uma sociedade? Qual ou quais?

Não é difícil de perceber o rumo que nossa sociedade esta tomando, devido a diversos fatores, como novelas, programas de entretenimento fúteis, a banalização da instituição familiar, muitos valores, ou praticamente quase todos estão sendo modificados. Fica assim difícil distinguir o certo do errado.
É fato que a educação pode agir diretamente no ponto do problema, ao meu ver a educação tem como objetivo trazer e resgatar conceitos, estimular novas idéias, ou seja causar transformação tanto a nível pessoal como social. Necessitando assim de um investimento pesado e contínuo.
Porém acredito que outros fatores também tem um real e enorme importância para o progresso da sociedade.
Cuidar do meio ambiente é muito importante, um meio ambiente saudável cria seres saudáveis.
A cultura também educa, sendo assim podemos podemos considerar a cultura como uma forma de educação.
Já foi testado e comprovada a utilização de musica, teatro entre outros para trazer conceitos e valores a muito obscuros e esquecidos, causando uma reflexão, consequentemente uma uma transformação gerando progresso. Participei de um trabalho na Fundação Casa, antiga Febem, com enorme sucesso no tratamento e re-educação dos jovens utilizando a música como instrumento de analise, reflexão e expressão.
Outro fator, ao meu ver o mais importante, seria estimular uma espiritualidade, ativa, clara e constante. Quando digo isto não me refiro a religiões e sim a uma consciência desenvolvida, resgatando valores como honra, justiça, igualdade, fraternidade, resumindo eliminando defeitos e fortalecendo virtudes.
O mundo é reflexo das pessoas que nele habitam.
Trabalhando o indivíduo transformamos a sociedade.
Com consciência o progresso é inevitável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...