quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A diferença entre o discípulo e o crente.


Atualmente são usados diversos nomes para identificar os seguidores de Jesus. Cristão, evangélico, crente, protestante entre outros.

Jesus chamou os seus seguidores de discípulos.

No livro de João capítulo 8.31-32 Jesus disse: “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.”

No livro de Mateus capítulo 16.24 Jesus disse: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me”;

A questão do discipulado é tão importante que antes de Jesus subir aos céus ele nos deu uma ordem “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo…” (Mt 28.19).

Você deseja ser discípulo de Jesus? O que significa ser um discípulo?

Discípulo é aquele que recebe o ensino e segue as idéias de alguém. É um aluno. É aquele que aprende que recebe instrução.
No Novo Testamento, o discipulado se aplica aos seguidores de Jesus e descreve a vida do cristão. Todo aquele que segue a Jesus em resposta ao seu chamado é um discípulo. (Mt 9.9; Mc 1.16-20).
Todo aquele que se dedica a aprender e a fazer a vontade de Deus é um discípulo de Jesus (Mt 11.29; Jo 6.45.
Todo aquele que imita a um modelo de pessoal é um discípulo (Ef 5.1; Hb 13.7).
Todo aquele que “segue atrás” de Jesus é seu discípulo (Mt 10.38; Lc 9.62).
Muitos devem estar pensando neste momento, até aqui tudo bem! Eu faço isso! Sou verdadeiramente um discípulo de Jesus. Glória a Deus!
Ser um discípulo de Jesus é ser chamado por Ele para um novo estilo de vida, que envolve rompimento com vínculos anteriores, para uma vida de serviço e para um alvo a ser atingido.
Há muitas pessoas que se dizem crentes ou evangélicas, mas não são discípulos de Jesus.
Jesus estabeleceu alguns fundamentos para aqueles que desejam serem discípulos.

1)     Discípulo é alguém chamado por Jesus.
Muitas pessoas estão encantadas pelos milagres, promessas e ensinos de Jesus e desejam segui-lo. Mas Jesus conhece a motivação do coração do homem. (Jo 2.23-25). Apesar de Jesus deixar a escolha por conta do indivíduo “Se alguém que vir após mim…” (Mc 8.34), ninguém pode ser discípulo de Jesus sem ser aprovado por Ele primeiro. “Não foste vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda” (Jo 15.16).

2)     Discípulo e alguém que se submete.
Ser discípulo é submeter-se inteiramente Jesus. Conhecer e viver seus mandamentos. Agir sempre de acordo com sua vontade. É uma decisão individual. Se alguém quer ir após mim. Ir após Jesus é um ato de submissão. Infelizmente podemos ver hoje muitos que querem ir à frente de Jesus. Esqueceram que Ele é quem deve estar no comando. Preferem deixar Jesus no banco só olhando. Depois reclamam porque seus ministérios e suas vidas não evoluem, não crescem. Esses acabam confiando mais em si, em sua inteligência, em suas estratégias do que no poder de Deus.
“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou mando e humilde de coração; e encontrareis descanso para vossas almas” (Mt 11.29). Tomas o jugo é submeter-se ou ligar-se a Jesus.

3)     Discípulo é alguém que pratica a autonegação.
No livro de Mateus 16.24 Jesus ensina que quem quiser ser seu discípulo deve negar a si mesmo. A autonegação, isto é, morrer para si, se manifesta na vida do discípulo quando ele, pela fé deixa de viver para si e começa a viver exclusivamente para Cristo. “Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para servir a Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. (Gl 2.19-20). Significa não fazer a própria vontade mas si a de Cristo. O amor a Jesus deve estar acima de tudo. Tentar seguir a Cristo sem morrer para si mesmo é apenas uma filosofia barata. É um cristianismo sem Cristo.

 4)     Discípulo é alguém que está disposto a sofre por Cristo.
No livro de Mateus capítulo 16.24 Jesus nos ensina “Tome a sua cruz…”. A cruz tem um significa muito forte. Ninguém pode ser discípulo de Cristo e não carregar a cruz. Não acredite nas pessoas que pregam um evangelho só de sucesso. Preste atenção em alguns exemplos:
“Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua gloria vos regozijeis e alegreis. Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim blasfemado, mas quando a vós, é glorificado” (1 Pe 4.12:14).
“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo.33).
“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência à experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5.3-4).
Essa passagem registrada no livro de romanos nos indica que por meio de provações, aflições e desafios somos lapidados, treinamos e fortalecidos em Cristo.
Podemos constatar em todas essas passagens e em muitas outras registradas nas escrituras, que por mais difícil que possa estar Cristo sempre esta conosco e no final sempre sairemos vencedores. “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap 2.10). Leia as seguintes passagens: (2 Co 1.4-6), (Rm 8.28), (Jo 14.27).

5)     Discípulo é alguém que rompe com relações imediatas.
Ao decidir se tornar um discípulo é necessário se desligar de todas as relações que mantinha com o pecado, com o mundo e com o diabo. Não podemos servir a dois senhores. Não podemos decidir servir a Cristo e continuar do mesmo jeito. É necessário nascer de novo. Se tornar nova criatura (2 Co 5.16-17). É preciso estar ligado a cristo a todo o momento (Jo 15.1-6).

 6)     Discípulo é alguém que não desiste e nem abandona.
As pessoas que O seguem motivadas por benefícios pessoais, admiração, medo do castigo, tradição familiar entre outros, são as que logo desistem. O verdadeiro discípulo não troca Jesus por nada. “Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus” (Lc 12.9), “Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante do meu Pai que esta nos céus” (Mt 10.33), “ …Senhor para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna” (Jo 6.68).

 7)     Discípulo é alguém que faz discípulos.
Jesus nos ordena a fazer discípulos. “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens” (Mc 1.17). A vida de um discípulo deve ser produtiva. Nosso chamado se estende a chamar outros. “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; os ensinado a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos” (Mt 28.18-20).

Jesus adverte: “Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda” (Jo 15.2).
Você deseja ser um discípulo de Jesus? Seguir Jesus é viver um novo e fascinante projeto de vida. É caminhar com Deus. É aprender diariamente com Jesus e ser guiado pelo Espírito Santo.
“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva a vida, e poucos há que a encontrem” (Mt. 7.13-14).
Existe uma grande diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...