domingo, 21 de fevereiro de 2010

Jesus põe a prova os que querem segui-lo

Grandes multidões o acompanhavam, e ele, voltando-se lhe disse:

Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda sua própria vida, não pode ser meu discípulo.

E qualquer que não tomar sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo.

Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem meios para a concluir?

Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele.

Dizendo: Este homem começou a construir e não pode acabar.

Ou qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil?

Caso contrário, estando o outro ainda longe, envia-lhe uma embaixada, pedindo condição de paz.

Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.

Lucas 14.25-33

Muitos querem servir a Cristo, é bonito não é? Cada um tem seu motivo particular. Alguns por já nascerem em uma família cristã, mesmo sem saber o que significa, reproduzem exteriormente o que se viu. Uns para serem reconhecidos como "gente boa”, outros lotam igrejas buscando namorados, uns buscando casa, carro, dinheiro, empresas, ações, outros por medo do inferno e outros pela promessa do paraíso.

Na verdade não importa o motivo, se a questão não for entendida corretamente, a fé não se desenvolve. Tudo não passa de uma religiosidade, de um evento, um entretenimento. Porém sem nenhuma transformação interior ou seja, Cristo não opera realmente na vida da pessoa.

Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela) Mateus 7.13,14

Esta passagem nos mostra bem como é o caminho do discípulo. Exige muito mais do que a maioria pensa ou esta disposta a oferecer. Realmente este caminho não é para todos. Porém todos que quiserem, serão aceitos.

Quem não estiver fortemente decidido e abnegar a tudo que pertence, até sua própria vida, não é digno de ser discípulo.

Indo eles caminho a fora, alguém lhe disse: Seguir-te-ei para onde que que fores.

Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.

A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai.

Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus.

Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; Mas deixa primeiro despedir-me dos de casa.

Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.

Lucas 9.57-62


Ele disse: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem quiser salvar a sua vida perde-la-á, e quem perder sua vida por minha causa achá-la-á. Mt 16.24-25

Tudo é muito ponderado. “Se alguém quiser". Ele nós da a condição de escolha, afirmando que realmente este caminho é e não é para todos. Uns o seguirão, outros ficarão pelo caminho e outros não vão nem querem saber.

Esta é a verdade. Mas quem quiser tem que tomar a sua cruz e ir após Ele. De qual cruz ele pode estar falando? Naquela época era muito comum morte por crucificação. Ele esta falando da CRUZ que Ele carregou. A que traz consigo, libertação, perdão, justificação, salvação, amor incondicional, vida eterna, deveres, direitos e todas as promessas que Deus tem preparado para nós.

Quem não calcular seriamente será motivo de zombaria ou destruídos por um rei estrangeiro. Se realmente constatar que não pode trilhar este caminho, melhor será ir até o campo inimigo pedir uma rendição pacifica.

Mas quem quiser se prepare, pois este caminho te levará para um lugar maravilhoso, que mudará sua vida, o reino de Deus.

João de Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...