segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O batismo nas águas e o batismo com fogo.

Eu vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. (Mateus 3.11)
Gostaria de iluminar alguns fatos registrados nesta passagem. O batismo que João realizava, em imersão nas águas, simbolizava o arrependimento. Por intermédio da auto-analise, a pessoa tomava conhecimento dos seus pecados e a partir daquele momento, ela declarava para si própria e para os outros, que não pecaria mais ou pelo menos se esforçaria para não pecar.
O batismo em imersão nas águas é realizado atualmente na maioria dos os grupos cristãos. Infelizmente algumas igrejas exigem que certos requisitos sejam preenchidos para que o interessado possa ser batizado. Algumas exigem participação em 15 reuniões, outras exigem uma consagração de 30 dias trancafiados dentro do templo ou que o sacerdote que realizará o batismo fale em línguas entre outros absurdos. Gostaria de ressaltar um fato: O batismo pode ser realizado por qualquer cristão. Os únicos requisitos para uma pessoa ser batizada são: o arrependimento e a confissão de fé em Jesus Cristo.
A partir desse momento o Espírito Santo estará livre para agir. A pessoa batizada crescerá em espiritualmente, receberá dons, autoridade e poder.
Atualmente uma polêmica gira em torno do batismo do Espírito Santo. Muitos acreditam que o sinal de que foram batizados pelo Espírito Santo é o fato de falarem em línguas. Neste momento não vou trazer argumentos teológicos para contestar, vou simplesmente registrar minha opinião. O melhor sinal para reconhecer o batismo do Espírito Santo e perceber se Ele esta agindo em sua vida é a santidade, o amor, a bondade, a serenidade, o domínio próprio entre outros fatores.
Que a paz esteja com você.
São Paulo, 02 de dezembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...