sexta-feira, 6 de junho de 2008

Conduta Reta


Conduta Reta e práticas devocionais. Eliminar defeitos. Ética superior. Valores ontológicos e transcendentais. A vida é o próprio caminho espiritual.


  1. Generosidade, caridade = Dar e doar sem expectativa de prêmio ou reconhecimento. Compaixão. Abrir o coração, para se tornarem mais amorosos e magnânimos. Tolerância, humildade, expressão das virtudes. Doar-nos a humanidade. Fazer sempre o bem. Plantar o bem. Desprendimento. Renuncia. Doar ensinamentos. Não somente no material, mas também no espiritual.
  2. Ética = Viver de acordo com os preceitos de Deus. Seguir os caminhos de Deus. Reto falar, reto agir, esforço reto, conduta reta, atenção reta. Auto-observação permanente. Concentração reta e meditação. Honestidade, bondade.
  3. Paciência / Resignação = Capacidade ou virtude de aceitar tudo e todas as coisas com resignação e serenidade. Perdoar, tolerar. Ter paciência com imperfeições dos semelhantes. Aceitar as coisas sem reclamar, sem colocar resistência.
  4. Esforço = Determinação, energia de perseverança, constância e diligência. Não se trata de pressa, mas fazer sempre o que precisa ser feito. Aplicação e dedicação que nós devotamos às tarefas espirituais e profissionais.
  5. Meditação e concentração = Contemplação, relaxamento, atenção plena e limpar a mente. Libertação da mente. Mente tranqüila e serena. Retirar todas as rotinas dos exercícios.
  6. Sabedoria = Iluminação. Não conflito. Discernimento. Perceber as coisas exatamente como elas são, sejam positivas ou negativas. Não julgar, nem criticar. Analisar a totalidade. Compreensão do vazio. Méritos do coração, trabalhar as virtudes.


Atualmente nós praticamos mais os valores errados que o mundo nos impõe. Devemos viver segundo os preceitos de Deus.


Árvores e seus frutos.

Ou fazei a árvore boa e seu fruto bom ou a árvore má e seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore.

Raça de víboras, como podeis falar cousas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração.

O homem bom tira do tesouro bom cousas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira cousas más.

Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia do juízo;

Porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado.

Mateus 12-33

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...