quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Exergando alêm da tempestade

Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão. Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho, mas o barco já estava a considerável distância da terra, fustigado pelas ondas, porque o vento soprava contra ele.

Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles andando sobre o mar. Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: “É um fantasma!” E gritaram de medo.

Mas Jesus imediatamente lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo!”

“Senhor”, disse Pedro, “se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas”.

“Venha”, respondeu ele.

Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me”

Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, por que duvidou?

Mateus 14.22-31

Vemos nas Escrituras que Pedro era um homem muito parecido conosco, um indivíduo com fraquezas e pontos fortes. Ele era ousado em alguns momentos, porém se mostrava temeroso em outros. Às vezes, demonstrava estar em dúvida, enquanto em outras ocasiões parecia ter grande fé. O texto em estudo ilustra a inconsistência de Pedro com bastante propriedade.

Pedro e os discípulos estavam em um barco, no mar, lançados de um lado para outro por um vento que surgia repentinamente. Enquanto observavam a tempestade, Pedro viu Jesus andando na direção deles, SOBRE AS ÁGUAS. Diante daquele quadro espantoso – uma pessoa caminhando sobre as ondas -, Pedro expressou grande fé ao pedir: “Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobe as águas”. Ele sabia não estar vendo um fantasma. E, se aquele era realmente Jesus, então ele, Pedro, também poderia caminhar sobre o mar, porque cristo faria aquilo acontecer. Pedro tinha fé para crer que com Deus tudo é possível (Mt 19.26)

Obviamente, quando Jesus disse: “Venha”, o discípulo saltou do barco e andou sobre as águas, na direção do Mestre. No entanto, quando a incredulidade brotou em seu coração, ele tirou os olhos de Jesus. Percebeu o vento soprando forte, e o medo tomou conta do seu íntimo. Então começou a afundar. Sua capacidade de permanecer sobre a água desapareceu no mesmo instante em que tirou os olhos de Jesus e fitou a tempestade ao seu redor.

Pedro só foi salvo depois que clamou a Jesus por ajuda. O Senhor declarou que fora a dúvida e o medo de Pedro, ou seja, a sua falta de fé, a razão de o discípulo ter perdido o poder sobrenatural para caminhar sobre as ondas. Deus queria que Pedro ingressasse em um novo território espiritual. Enquanto mantivesse os olhos longe das circunstâncias, seria bem-sucedido.

Mesmo hoje, muitos crentes ainda não conseguiram alcançar tudo que Deus tem preparado para o seu povo no campo espiritual. O Senhor não queria que Pedro limitasse o que Ele desejava realizar naquele dia, e sente o mesmo com relação a nós. Ele deseja que enxerguemos além da tempestade, em busca de novos patamares espirituais. E, quando isso acontecer, devemos levantar-nos e tomar posse desse novo nível espiritual, como Pedro fez quando andou sobre as águas.

Galgar esses novos níveis -, crendo que Deus satisfará as nossas necessidades financeiras, vendo os dons do Espírito fluírem através de nós – não será fácil.

Para muitos cristãos, é mais fácil e mais confortável permanecer exatamente onde estão em vez de avançarem nesses novos níveis de crescimento espiritual. Eles sabem que, assim que galgarem novos patamares terão a responsabilidade de produzir novos frutos. Na verdade, não há limites para crescê-lo, exceto as limitações que nós mesmos criamos.

Devemos olhar adiante e enxergar esses novos níveis espirituais, os quais Deus deseja que conquistemos. O senhor não quer que permaneçamos alheios, assentados no barco, enquanto outros crentes alcançam novos patamares espirituais. Ele não deseja que fiquemos apenas observando os cristãos vitoriosos, achando que nunca alcançaremos o mesmo sucesso.

Deus nos manda AGIR. Ele afirmou que tudo que possui nos pertence. NÃO HÁ LIMITES. Determine até onde você deseja ir, siga em frente e tome posse da terra. Tome uma atitude e caminhe sobre as águas com Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...